Últimos dias do Projeto Ocupação com Paulo Leminski

novembro 6, 2009 at 1:21 pm Deixe um comentário

O Itaú Cultural apresenta até domingo, 08 de novembro, a 3ª edição do Projeto Ocupação, sobre a vida e a obra do poeta curitibano Paulo Leminski.

paulo leminski 1
crédito: Paulo Ricardo Botafogo

A mostra teve curadoria assistida por Alice Ruiz, viúva de Leminski, além das duas filhas do casal, e surpreende por oferecer uma perspectiva profunda e intimista de uma personalidade vasta.

Paulo Leminski Filho foi poeta, romancista, tradutor e compositor, tendo atuado também como professor de história, redação e judô. Nas letras, escreveu poemas, romances, biografias, artigos e letras de música, além de traduções em diversas línguas de obras próprias ou de outros autores.

Referência da contracultura, admirador de Torquato Neto e Haroldo de Campos, conectado em estilo de vida e escrita às tradições orientais e dono de uma personalidade intensa, Leminski foi um poeta legítimo, daqueles que não sabem ser outra coisa. “Em tempo integral”, como diziam os amigos. Sua poesia não era um fim, mas o começo de tudo.

A mostra traz muitos e diversos itens para auxiliar o visitante nesta viagem. No som ambiente, frutos das muitas parcerias musicais. Por todos os lados, desenhos, rascunhos manuscritos, textos inéditos, poemas curtos em guardanapos, além de objetos pessoais como livros e a máquina de escrever, e muitas fotos e vídeos.

Em um deles, Leminski questiona o pragmatismo dos que buscam razões e porquês à poesia. Não cabe ao poeta cuidar de pautas, mas apenas criar a maior beleza possível com as palavras, ele ensina. Em outro ambiente, recria-se o orientalismo que alimentou o escritor, autor de diversos poemas breves inspirados pelo hai kai, uma forma poética tradicional da cultura japonesa.

Além do personagem intenso e dos extratos inusitados, a exposição acerta em cheio ao inserir a obra do artista no espaço físico da mostra. Esta interação pode surpreender o visitante desavisado, que sem perceber passa da leitura do cardápio do Café ao extrato breve e incisivo de reflexão poética que o faz pensar e sentir.

A 3ª edição do Projeto Ocupação está em seus últimos dias e termina neste domingo, dia 8 de novembro. Portanto, corra!

O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, número 149, ao lado da estação Brigadeiro do metrô. Sexta-feira das 12h às 20h, sábado e domingo das 10h às 19h. Mais no site da exposição: http://itaucultural.org.br/ocupacao.

Entry filed under: Poesia, Resenhas. Tags: , , , , .

Museus abraçam o grafite A garota da UNIBAN

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Este sítio

reúne o material que produzo com finalidade e abordagem jornalísticas.